Livro sobre a Savana de Roraima será lançado nesta quarta

Como parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Boa Vista, o professor José Frutuoso do Vale Júnior lançará o livro “Solos sob a Savana de Roraima”, que tem como coautor Carlos Ernesto G. R. Schaefer. Serão três dias de evento, sempre às 16h, com início nesta quarta-feira (1º) no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Na quinta-feira (2), a publicação será lançada no auditório da Universidade Estadual (UERR) e sexta-feira (3), nas Faculdades Cathedral, encerrando a programação da Semana.

A obra é resultado de aproximadamente 20 anos de pesquisa em levantamento e classificação de solos do Estado, as quais geraram diversos estudos técnicos, dissertações e monografias dos programas de pós-graduação da UFRR. Foi financiada com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema), proveniente de multas ambientais. Por essa razão, não será comercializada, sendo feita distribuição gratuita de três mil exemplares em instituições e órgãos públicos que têm relação com o meio ambiente.

 Segundo o autor José Frutuoso, a preocupação foi atender a uma carência muito grande de informações pedológicas sobre o estado, em destaque a região de savana, que concentra a maior riqueza de biodiversidade de solo da Amazônia. Ele afirma que o livro visa servir projetos de pesquisa, programas de desenvolvimento sustentável e gerenciamento deste ecossistema, porém sem esquecer dos acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos, numa linguagem acessível a todos.

O livro é estruturado para dar maior entendimento das relações dos solos e paisagens das savanas de Roraima, fundamentado na equação universal dos fatores de formação do solo. Foi também considerada a caracterização morfológica, física, química, mineralógica e a classificação conforme o sistema brasileiro de classificação (SiBCS). Os autores finalizam com abordagens sobre manejo e conservação e impactos em função da antropização desses solos.

De acordo com a secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Costa, a obra identifica, classifica e discorre sobre os diversos tipos de solos, além de apresentar sugestões técnicas para uso, manejo e preservação do meio ambiente, com finalidade de minimizar o impacto negativo das ações do homem no usufruto da terra. Dilma parabenizou a iniciativa e espera que a obra sirva como inspiração para futuros estudos. A edição de 219 páginas foi estruturada em cinco capítulos que traz, no final de cada um, uma extensa referência bibliográfica com textos em língua portuguesa e inglesa. Ilustrada com fotografias, tabelas, gráficos e mapas, ainda acompanha um guia de 35 páginas e um CD. Vários profissionais produtores e disseminadores de conhecimento, com títulos de doutor, mestre e especialista em solos, recursos naturais e nutrição de plantas também participam da obra.

AUTOR

José Frutuoso do Vale Júnior é engenheiro agrônomo e doutor em solos e nutrição de plantas pela Universidade federal de Viçosa (MG). Professor associado II do curso de agronomia da UFRR na área de pedologia. PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura de Boa Vista iniciou na última segunda-feira (30) a Semana Municipal do Meio Ambiente que se estenderá até sexta-feira (3) com diversas atividades ambientais, entre passeios, palestras, plantio de mudas, exibição de vídeos, além do lançamento do livro “Solos sob a Savana de Roraima”.

O tema deste ano é “Nas trilhas da Conservação”, em referência ao projeto desenvolvido pela Prefeitura no Bosque dos Papagaios, que foi vencedor em 2010 do prêmio Selo Cidade Cidadã, da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados Federais.

As atividades iniciaram com o plantio de 1.376 mudas de plantas da espécie oiti e ipê rosa, por militares do 6º BEC, nas ruas e avenidas do Parque Residencial Cruviana, bairro Equatorial. No local, o Município construiu mil casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

FONTE: INTERNET