Ibama anuncia fechamento de 5 bases; 2 na fronteira da Bolívia

A direção nacional do Ibama anunciou nesta segunda-feira o fechamento de 5 bases em Rondônia. Os servidores foram orientados a escolher entre trabalhar em Porto Velho, Brasília ou serem cedidos a órgãos municipais, perdendo todas as vantagens funcionais.

Dois principais escritórios, Costa Marques e Guajará-Mirim funcionam como órgãos fiscalizadores da fronteira com a Bolívia e onde há várias reservas florestais. Só Guajará tem mais de 90% do seu território coberta por áreas protegidas. Outra base crítica que também será fechada é a da região de Ariquemes, onde há conflitos por disputa de terra e retirada ilegal de madeira em Buritis e Jacinópolis, distrito criado a partir de invasões.

O Ibama também deve fechar as bases de Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Amanhã, o presidente do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsef), Daniel Pereira, tenta uma audiência com o superintendente do Ibama em Rondônia para saber da situação dos servidores, mas também se mostrou preocupado em acionar as autoridades para defender a manutenção das bases para garantir a proteção das florestas.

Fonte: Rondoniagora – IBAMA ANUNCIA FECHAMENTO DE 5 BASES; 2 NA FRONTEIRA DA BOLÍVIA – Política – Rondoniagora.com