Representantes de países asiáticos visitam o Ibama para conhecer tecnologias de combate ao desmatamento

Brasília (28/04/2011) – O Ibama recebeu nesta semana delegações da Indonésia e do Vietnã, que vieram conhecer os sistemas adotados pelo instituto no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais.

Delegacao da Indonésia

Na terça-feira, o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo, apresentou ao embaixador da Indonésia, Sudaryomo Hartosudarmo, e a parlamentares daquele país as ações desenvolvidas pelo Centro de Sensoriamento Remoto. O governo da Indonésia está discutindo a formulação de uma lei ambiental que proteja suas florestas, e o sucesso da atuação do Brasil, com quedas sucessivas dos índices de desmatamento, incentivou a visita.

Os representantes do governo do Vietnã ficaram interessados na metodologia adotada pelo Ibama no combate ao incêndios florestais. A visita ocorreu na quarta-feira e, no Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foi apresentado ao grupo, que incluía representantes das províncias e da área ambiental, como funciona o sistema coordenado multiagências de atuação nas emergências e os programas de educação ambiental para agricultores, visando à prevenção, além da capacitação de brigadistas, que, em 2011, incluirá mais 2 mil brigadistas no sistema.

Delegacao do Vietnã

Evaristo informou ainda que o mercado madeireiro no Brasil está organizado com planos de manejo florestal que permitem a regeneração da floresta.

Ascom/Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *