Crédito de carbono: regras para mercado voluntário

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a primeira norma para a comercialização de crédito de carbono no mercado brasileiro. A norma “Mercado voluntário de carbono — Princípios, requisitos e orientações para comercialização de reduções verificadas de emissões” estabelece princípios, requisitos e orientações para comercialização de Reduções Voluntárias de Emissões (RVE) no mercado voluntário de carbono brasileiro.

O documento inclui requisitos para elegibilidade das reduções de emissões, transparência de informações, além de registro de projetos e de RVE.  Publicada no dia 16 de maio pela ABNT, a norma começa a valer a partir de 16 de junho deste ano. A norma foi produzida por um comitê formado por técnicos da ABNT e consultores da consultoria WayCarbon e do Instituto Totum.

“A norma traz mais segurança e estímulo ao mercado de carbono nacional, uma vez que tem como objetivos reforçar a credibilidade do mercado de RVEs, diminuir os riscos a compradores e demais partes interessadas nesse tipo de negociação”, comenta o consultor Marco Antonio Fujihara, diretor da WayCarbon e coordenador do comitê. A nova norma está disponível, mediante pagamento, pelo link http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=87139.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *