Floresta amazônica perdeu 19 km² no primeiro bimestre de 2011, diz Inpe

Área equivale a 12 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em SP. Nuvens cobriram 85% da região em janeiro e 93% em fevereiro.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta quarta-feira (6) que detectou 19,2 km² de desmatamento na Amazônia Legal em janeiro e fevereiro de 2011. A área equivale a cerca de 12 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ou a área quase equivalente à da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

A área desmatada pode ser muito maior, já que as nuvens cobriram 85% da região em janeiro e 93% em fevereiro, dificultando o monitoramento por satélites. O Insituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação no bioma, detectou apenas para o mês de fevereiro deste ano uma derrubada de 63 km² de floresta. A Amazônia Legal equivale a toda a Região Norte do país, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.

Veja a integra em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/04/floresta-amazonica-perdeu-19-km-no-primeiro-bimestre-de-2011-diz-inpe.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *