Chuva causa estragos em parte da Região Norte do Brasil

No Amapá, em dez dias, choveu a metade do esperado para o mês inteiro.

Parte da Região Norte do Brasil está sofrendo com a chuva. No Amapá, em dez dias, choveu a metade do esperado para o mês inteiro.

O município de Calçoene, no norte do Amapá, foi o primeiro a sofrer com as inundações. O maior rio da região transbordou.

A preocupação com as crianças é grande. “Pelo fato do medo das cobras, sanguessugas, doenças também”, disse a dona de casa Roseane Gomes.

Serviços públicos básicos também ficam comprometidos. De seis em seis horas, o fornecimento de água para o município tem que ser suspenso. É quando a maré do Rio Calçoene sobe muito e cobre os motores de captação e distribuição de água.

Na região central do estado, a cheia dos rios inundou quatro municípios. Três decretaram situação de emergência. São mais de 500 casas danificadas e 2,8 mil pessoas afetadas.

Em uma escola, a sala de aula é dividida por até quatro famílias. “Aqui está melhor, porque a minha casa está no fundo”, contou uma moradora.

No sul do estado, em Laranjal do Jari, o rio já está com 2m05. Quando atinge esse nível, a situação é considerada de alerta.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *