Lideranças Macuxi apresentam espada de Rondom durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade

O Marechal Cândido Mariano Rondom em seu trabalho de interiorização das comunicações pelo Brasil esteve em Roraima e deixou em uma das aldeias da etnia Macuxi uma espada como prova de amizade àqueles que o receberam na Região Norte do país. A espada de Rondom é uma relíquia guardada pelos Macuxis até hoje. Muito poucas vezes, a espada deixou a comunidade e foi exposta à visitação pública.

Uma comissão de  Macuxis, entre eles a Tuxaua Avelina Pereira, de 90 anos, guardiã da espada, está se deslocando a Manaus/AM levando a espada para apresentá-la a povo manauara e ao artista Arnold Scharzenegger, durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade. A comitiva Macuxi deve divulgar uma “Carta Aberta” falando do significado da espada e da viagem a Manaus/AM

Indígenas dos povos Tikuna (da região do Alto Solimões), Mura e Munduruku (do rio Madeira) vão homenagear os palestrantes do 2º. Fórum Mundial de Sustentabilidade em cerimônia marcada para o salão Rio Negro, do Tropical Hotel Manaus. O tema da segunda edição do Fórum será “Sustentabilidade Econômica, ambiental e social da Amazônia e do Planeta”. O evento acontece de hoje (24) até sábado (26).Nesta quinta-feira, às 16h10, a homenagem é para o ex-governador da Califórnia (EUA) e ator Arnoldo Schwarzenegger. O casal tikuna Domingos Florentino, conhecido Yüü, e Marta Nicanor Alfre, a Boetüna vai interpretar a música Yo’i, que significa Deus em tikuna.

No encerramento de cada apresentação, os convidados ilustres do Fórum receberão a bandeira do Brasil e colares das mãos dos próprios indígenas.

Amanhã, também às 16h10, o ato será feito pelas crianças tilkuna Daniele Peres Vasques (a Waimenä) e Kawã Mura, ambas de cinco anos. O homenageado é o fundador e presidente do grupo Virgin (empresa anfitriã), Richard Branson.

No último dia do Fórum, sábado (26), no mesmo horário, a homenagem será dos indígenas munduruku Adail Matos e Analia Brasil Matos ao ex-presidente dos EUA e fundador da William J. Clinton Foundation, Bill Clinton.

Fonte: Internet