Fiscais de RO apreendem mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal

Proprietário de área que abrigava produto foi multado em R$ 126 mil. Pessoas que estavam no local fugiram ao ver agentes do Ibama.

Operação realizada no início deste mês e divulgada nesta quarta-feira (16) pelo Ibama de Rondônia apreendeu mais de mil metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente no município de Chupinguaia, na região sudeste do estado.

Um total de 1.011 metros cúbicos de madeira serrada estava em uma área de cerca de 26 hectares. Agentes do órgão ambiental viram o produto durante um sobrevoo no local. “Quando a equipe chegou, as pessoas fugiram e esconderam trator e caminhão dentro da mata”, diz Regina Marta Nascimento, chefe do escritório regional do Ibama no município de Vilhena.

Segundo Regina, a madeira foi cortada de forma seletiva e havia cerejeiras, garapas e maracatiaras entre as árvores exploradas. “São madeiras de lei. Não há proibição de corte, mas a área tinha de ser autorizada”, diz ela.

O proprietário do local em que a madeira foi encontrada negou envolvimento na exploração de madeira, de acordo com Regina. A derrubada teria sido feita por “invasores”. O Ibama multou o proprietário em R$ 126 mil e a Polícia Federal investiga a origem da extração ilegal.

De acordo com o órgão ambiental, a área foi embargada e a madeira doada ao município de Vilhena, que retirou o produto durante o carnaval. Após a apreensão, fiscais do Ibama encontraram mais 161 metros cúbicos de madeira clandestina na região. O órgão continua a sobrevoar o local em busca de outras irregulares.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *