Rebanho bovino de Raposa Serra do Sol será vacinado contra febre aftosa

A Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) vão realizar a segunda fase de vacinação contra a Febre Aftosa nas Terras Indígenas Raposa Serra do Sol e São Marco, localizadas no estado de Roraima, em áreas próxima a fronteira com a Guiana e a Venezuela. A ação será iniciada em 3 de novembro. A expectativa é vacinar 40 mil animais (bois e búfalos) até o final do próximo mês.

A vacina está sendo disponibilizada gratuitamente para as comunidades indígenas. Para isso, a Funai descentralizou recursos para a compra de vacina na ordem de 29 mil reais. O total disponibilizado atenderá a todo o rebanho das terras indígenas localizadas próximas as fronteiras.

Para a realização da campanha, 15 equipes composta por fiscais federais agropecuários do Mapa e da Aderr e técnicos da Funai irão percorrer os municípios de Pacaraima, Normandia e Uiramutã. O deslocamento será feito por meio terrestre e aéreo, devido à dificuldade de acesso a algumas aldeias. Os recursos para o deslocamento das equipes foram de responsabilidade do Mapa e Aderr.

O estado de Roraima ainda faz parte da área de risco da doença devido a proximidade com os países vizinhos Venezuela e Guiana. Em 2009, foi detectado foco de aftosa no estado de Bolívar, na Venezuela. O último caso no estado de Roraima ocorreu em 2001, no município de Caroebe.

Campanha – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o País. Até o final de novembro, os rebanhos de bois e búfalos de 20 estados devem ser vacinados. No total, mais de 151,8 milhões de cabeças serão imunizadas nesses estados. O rebanho brasileiro é composto por 203 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos. Quase 90% desse total estão em áreas consideradas livres de febre aftosa com ou sem vacinação.

Vírus – A febre aftosa é causada por vírus que pode atingir bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa e pode provocar alta mortalidade em animais. A doença não é transmitida ao ser humano.

FONTE : PORTAL DA FUNAI – Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr).