Terrorismo indígena: protesto de índios paralisa obra de hidrelétrica entre MT e PA

Um protesto com cerca de 200 indígenas da etnia Munduruku paralisa desde a madrugada de domingo as obras da hidrelétrica São Manoel, entre o Mato Grosso e o Pará, disseram à Reuters nesta segunda-feira lideranças da manifestação. 

A pauta de reivindicações do grupo para deixar o canteiro de obras inclui a demarcação e homologação de uma terra indígena e a retomada de urnas funerárias consideradas sagradas pelos índios e que teriam desaparecido em meio à construção da usina.

Orçada em mais de 3 bilhões de reais, São Manoel tem como acionistas Furnas, da Eletrobras, a portuguesa EDP Energias do Brasil e a chinesa Three Gorges. A usina precisa entrar em operação em janeiro de 2018, mas as empresas preveem antecipar esse cronograma para outubro deste ano.

“A obra está totalmente parada… a gente vai permanecer aqui enquanto nossas reivindicações não forem atendidas”, disse à Reuters Valdenir Munduruku, um dos líderes do movimento que ocupou o empreendimento.

Ele disse que o grupo exige também a presença de executivos das empresas responsáveis pela hidrelétrica e de autoridades para negociar, como os presidentes do órgão ambiental Ibama e da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o ministro da Justiça, além de representantes das pastas de Meio Ambiente e Minas e Energia.

Valdenir contou também que os indígenas no local receberam um aviso de que o grupo de empresas responsável por São Manoel entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse da área.

“A gente sabe que a empresa entrou com pedido… mas a gente está aqui e não é isso que vai nos intimidar, vamos continuar firme na luta para que nossos direitos sejam respeitados e atendidos”, afirmou.

A área que os índios querem ver demarcada corresponde à Terra Indígena Sawré Muybu, com 178.173 hectares, uma área de ocupação tradicional do povo Munduruku. A Funai concluiu em abril de 2016 os estudos de identificação e delimitação da região, nos municípios de Itaituba e Trairão, Pará, segundo informação do site da fundação.

O movimento dos indígenas tem sido apoiado pelo grupo Fórum Teles Pires, que reúne diversos grupos de ativistas contrários à construção de hidrelétricas na região do rio Teles Pires.

Procurada, a Eletrobras disse que não vai comentar. EDP Brasil e China Three Gorges não responderam imediatamente a pedidos de comentário.

Fonte: Notícias Agrícolas

VER MAIS EM: 

http://andaterra.org.br/index.php/2017/07/18/terrorismo-indigena-protesto-de-indios-paralisa-obra-de-hidreletrica-entre-mt-e-pa/         

NOTA

A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *