Pesquisadores do Inpa e convidados mostram o que estão fazendo pelo meio ambiente

O ciclo de palestras faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que vai até o próximo domingo (11), no Bosque da Ciência, que estará de portas abertas.

A partir desta terça-feira (6), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC)  realiza até sábado (10), sempre às 10h, na Casa da Ciência, as palestras “O que eu faço pelo meio ambiente?”. Especialistas do Inpa e convidados falarão o que cada um, dentro da sua área de pesquisa e atuação, faz pelo meio ambiente. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto, que vai até o próximo domingo (11), no Bosque da Ciência. O espaço está com entrada gratuita durante essa semana.

Iniciando a programação, o especialista Nailton Lopes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/Susam) falará sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Na quarta-feira (7), a Casa da Ciência receberá o pesquisador do Inpa Wilson Spironello, que falará sobre os mamíferos amazônicos e a experiência com as câmeras trap – armadilhas fotográficas que ajudam os pesquisadores a identificar a espécie do mamífero como jaguatirica, onça-parda, anta, paca e outros.

Na quinta (8), será a vez do ornitólogo, o especialista em aves Mario Cohn-Haft, pesquisador do Inpa que apresentará o tema “Aves e a importância das serras amazônicas”. No dia seguinte, o pesquisador e doutor em entomologia do Inpa, Márcio Luiz de Oliveira, alertará sobre os impactos da abertura de estradas sobre as abelhas locais.

Já no sábado (10), será a vez do especialista Anselmo D’Affonseca, veterinário que atua no Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa e que tem por hobby fotografar a natureza com a palestra “Ciência e beleza: fotos de pássaros amazônicos”.

“Vamos debater as questões ligadas ao meio ambiente do bioma amazônico, dando destaque para temas muito importantes, com ênfase em conservação, proteção e manejo dos recursos naturais”, diz a coordenadora de Tecnologia Social e uma das coordenadoras da Semana do Meio Ambiente, Denise Gutierrez.

A entrada é gratuita e não precisa se inscrever para participar das palestras. A atividade terá certificado de participação. Já os interessados em participar das caminhadas (sábado e domingo – manhã e noite) e trilhas (terça (6) pela manhã e noite) poderão fazer inscrição pelo e-mail coext.inpa@gmail.com ou pelo telefone (92) 3643-3135 (Coordenação de Extensão). As vagas são limitadas. Serão 20 vagas para observação de pássaros e de 20 a 30 para observação de insetos, em cada turma. No Assunto colocar Inscrição na Semana do Meio Ambiente do Inpa. Os participantes devem estar com sapatos fechados.

Terá ainda visita guiada ao Lago Amazônico, demonstração do purificador de água Ecolágua, oficina Morfose de Maquiagem Sustentável e Intuitiva com o biólogo e Artista Visual Emerson Pontes (conhecido como Uýra), Cine Fórum “Ver Ciência: Impactos das mudanças climáticas na Amazônia”, lançamento da cartilha “Guia de Identificação das principais espécies de peixes comercializados como douradinha”, apresentações artísticas e muito mais. 

Por Karem Canto – Ascom Inpa

Foto: Tomaz de Melo

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *