II Feira dos Povos do Médio Xingu reúne indígenas e extrativistas

Nos dias 10 e 11 de junho, o ICMBio e a Funai, por meio da Coordenação Regional Centro Leste do Pará e da Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento, realizam a II Feira dos Povos do Médio Xingu, no município de Altamira. A feira, que tem apoio de diversos parceiros, reúne representantes dos povos tradicionais da região com o objetivo de divulgar e promover as diferentes culturas, por meio da exposição e venda de artesanato, pintura corporal, alimentos e produtos do extrativismo.  

Deverão participar representantes indígenas Asuriní, Araweté, Parakanã, Xipaya, Kuruaya, Juruna, Xikrin, Kayapó Kararaô e Arara, além de extrativistas do Rio Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, moradores da Estação Ecológica Terra do Meio. São ao todo 120 expositores que terão a oportunidade de trocar experiências e apresentar objetos variados de suas culturas, como artesanatos feitos em madeira, cipó, argila, e produtos da agrobiodiversidade, como mudas, plantas medicinais, raízes, frutos, sementes, óleos, entre outros. 

A mostra pretende valorizar os povos tradicionais, contribuir para a diminuição do preconceito que sofrem na cidade e estimular a comercialização de seus produtos. Para isso, a organização convidou a população do município e representantes do comércio, a fim de que todos conheçam um pouco mais sobre esses povos e o que fazem. O município de Altamira é o maior município do Brasil e o terceiro do mundo em extensão territorial, com 159,5 mil km². Dessa área, 95% são terras indígenas e unidades de conservação.

A primeira Feira dos Povos do Médio Xingu foi realizada em 2015, por iniciativa da Funai e do ICMBio, a fim de aproximar os povos tradicionais e valorizá-los na cidade.

Serviço:

II Feira dos Povos do Médio Xingu

10 a 11 de junho

17h às 22h

Concha Acústica, Orla dos Cais, Altamira-PA

 

Ana Heloisa d’Arcanchy/Ascom   –    FUNAI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *