PF volta à região amazônica para impedir instalação de garimpos ilegais

A Polícia Federal (PF) voltou a atuar, nesta semana, na terra indígena Roosevelt, em Rondônia, para impedir a instalação de garimpos ilegais na região. 

Em dezembro do ano passado, a PF realizou a Operação Crátons, para acabar com a exploração ilegal de madeira e de diamantes na reserva. O delegado regional de Investigações e Combate ao Crime Organizado, Flori Cordeiro, garante que o garimpo no local foi eliminado, mas os garimpeiros que foram retirados dali teriam migrado para outras localidades.

Sonora: “Nós temos um problema grave, na terra indígena Roosevelt. Tínhamos esse problema, que era exploração de diamante em nível internacional. A Polícia Federal fez a operação Crátons e conseguiu fechar o garimpo. E, por conta do fechamento do garimpo, houve uma migração da atividade para outras terras, no ano passado e no ano anterior. Por conta do fechamento, houve uma migração para outras terras.”

Os novos alvos da polícia são as terras indígenas de Sete de Setembro, dos índios Suruí e a terra Uru-Eu-Wau-Wau, como explica o delegado.

Sonora: “Nós estivemos nessas terras, destruímos acampamentos, maquinários. Também foram presos dois invasores. Estivemos também na terra indígena de Uru-Eu-Wau-Wau. Mas lá o problema maior é invasão de terra, mais do que outro tipo de ilícito.”

A polícia confirma a existência de diversos mandados de prisão em aberto contra lideranças indígenas da região, envolvidas com a exploração ilegal de minérios.

Ao todo, a polícia realizou mais de 30 horas de voo sobre a Floresta Amazônica, percorrendo mais de 2 milhões de hectares.

Graziele Bezerra

Fonte: Radioagência Nacional

 

VER MAIS EM:

http://amazonia.org.br/2016/11/pf-volta-a-regiao-amazonica-para-impedir-instalacao-de-garimpos-ilegais/  

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-11/pf-volta-regiao-amazonica-para-impedir-instalacao-de-garimpos-ilegais  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *