Presidente da Funai visitará os Waimiri-Atroari em agosto

Ida à Terra Indígena tem o objetivo de conversar com as lideranças Waimiri-Atroari sobre obras do linhão de Tucuruí.

Depois de confirmar presença no 1º Seminário do Parlamento Amazônico, que será realizado em Boa Vista no dia 20 de agosto, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, anunciou que pretende visitar a Terra Indígena Waimiri-Atroari também no mês que vem. A informação é do deputado federal Carlos Andrade (PHS).

De acordo com o parlamentar, que ontem se reuniu com representantes da Funai, está marcada, para o período de 14 a 16 de agosto, a visita do presidente aos índios, que será acompanhada pelo técnico de Coordenação e Licenciamento Ambiental da Funai, Arthur Nobre Mendes, que participou da mesa-redonda que tratou do sistema elétrico em Roraima no mês passado. “Como ele assumiu a Funai recentemente, ainda não teve tempo de conversar com os indígenas, e isso precisa ser feito antes da oitiva”, afirmou Andrade.

A oitiva em questão tratará da anuência ou não dos indígenas para que o Linhão de Tucuruí passe pela Terra Indígena Waimiri-Atroari. “Como a oitiva contará com a participação de vários órgãos do Governo Federal, é prudente que o presidente da Funai converse com eles antes”, disse o parlamentar, esclarecendo que a data da oitiva só será marcada após a visita de João Pedro Gonçalves da Costa à terra indígena.

Quanto à participação de parlamentares na oitiva, Carlos Andrade disse que ainda não sabe se haverá restrição ou não da presença, mas que ele pretende participar, se for permitido.

O deputado federal acredita que a questão está próxima de ser solucionada. “Acredito que estamos caminhando para uma resolução porque vai ficar ruim para o Governo Federal se ele não tomar a frente dessa situação”, comentou. “E como a emissão do parecer dos indígenas não é resolutiva, ou seja, não impede a continuidade da obra, não vejo que haverá mais problemas após a decisão deles”.

Por Vanessa Vieira

FONTE: Jornal Folha de Boa Vista – http://www.folhabv.com.br/noticia/Presidente-da-Funai-visitara-os-Waimiri-Atroari-em-agosto/8701

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *