Funai forma servidores em Cartografia Básica e Uso de GPS em Terras Indígenas e Noções Gerais de Legislação Indigenista e Ambiental

Durante os dias 20 a 24 de julho, 30 servidores das Coordenações Regionais de Alto Purus, Centro Leste do Pará, Interior Sul, Litoral Sudeste, Manaus, Maranhão, Nordeste I, Vale do Javari, Vale do Juruá e Xingu, além da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari participaram da formação em Cartografia Básica e Uso de GPS em Terras Indígenas no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai em Sobradinho.  

Foram abordados conceitos básicos da cartografia como os movimentos da Terra e os Sistemas de Coordenadas a fim de facilitar a compreensão do uso do aparelho de GPS, além de terem sido realizadas diversas práticas com o uso do aparelho, sendo a principal no Parque da Cidade. 

O curso faz parte do Programa de Capacitação em Proteção Territorial, que desde 2013 vem formando servidores e indígenas em temáticas que objetivam qualificar a atuação na proteção de Terras Indígenas. 

Entre os dias 27 e 31 de julho, o Programa tem continuidade com o módulo de Noções Gerais de Legislação Indigenista e Ambiental, oferecido a mais 30 servidores das Coordenações Regionais de Alto Purus, Amapá e Norte Pará, Baixo São Francisco, Campo Grande, Maranhão, Nordeste I, Nordeste II, Vale do Javari, Vale do Juruá e Xingu. 

O curso tem como objetivo discutir o arcabouço legal da instituição com foco nas ações de proteção territorial, trazendo estudos de casos temáticos para a discussão sobre procedimentos institucionais.

O curso contará ainda com a participação de convidados, como a Coordenadora Geral de Identificação e Delimitação Substituta, Nina Almeida, e o Procurador-chefe da Funai, Lívio Cavalcanti. 

Destaca-se que é o terceiro ano consecutivo em que a Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial realiza as capacitações no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho, tendo formado até o momento mais de 200 servidores integrantes de 36 Coordenações Regionais da instituição.

 

FONTE: FUNAI  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *