AC – Geoglifos podem ser tombados como patrimônio da humanidade

Mais de 500 foram encontrados no Acre, Amazonas e Rondônia. Sítios arqueológicos ajudam na compreensão da ocupação amazônica.

Com base em estudos realizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) elabora uma proposta de tombamento dos geoglifos da Amazônia, reconhecendo-os com patrimônio da humanidade. Mais de 500 foram encontrados nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A maior parte deles, ao menos 350, estão no Acre.


A proposta leva em conta o quantitativo dos sítios arqueológicos a serem tombados, critérios científicos de localização, estado de conservação, entre outros. De acordo Deyvisson Gusmão, superintendente do Iphan no Acre, não há nenhuma definição de prazo para a execução do projeto, mas o processo deve ser bastante demorado.

“A gente vai fazer uma análise junto com a nossa área central em Brasília, e a partir daí, é que vamos elaborar essa proposta com base em critérios de pesquisa e de gestão”, afirma. Ele ressalta a importância do tombamento devido a significância dos sítios para a compreensão da ocupação amazônica antes da chegada dos portugueses.

“Eles são marcas da presença indígena na região e são marcas que mudam o entendimento desses povos. Por causa do tamanho, da suposta quantidade muito grande de mão de obra que era necessária para construir, supõe-se que a população era numerosa”, afirma. Do ponto de vista da preservação, o tombamento não seria necessário, uma vez que já existe uma lei que protege esses sítios, a Lei 3924 de 1961, conhecida como a lei da Arqueologia. “Essa lei já diz que os sítios não podem ser destruídos, demolidos, nem ter aproveitação econômica. Então tudo isso já protege esses sítios como se eles já estivessem tombados”, garante Deyvisson.

Geoglifos
Geoglifo é o nome dado a formações fechadas por ávores ou fossos e, em geral, de formato circular ou retangular que só podem ser visualizadas através de um sobrevoo ou de um ponto extremamente alto. A denominação está relacionada às Linhas de Nazca, formações localizadas no sul do Peru.

FONTE : G1

VER MAIS EM : http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/08/geoglifos-podem-ser-tombados-como-patrimonio-da-humanidade.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *