Suiá Missú – Agropecuária Indígena Marãiwatsédé: Funai abre licitação para compra de insumos agropecuários para Terra Indígena Marãiwatsédé

O Diário Oficial de hoje trás publicado a abertura de um edital de licitação da Coordenação da Funai de Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, para compra de insumos agropecuárias para os índios xavante de Marãiwatsédé. A Funai comprará adubo químico, arame para cercas, sal mineral e sementes, todos insumos para atividade agropecuária. Continue lendo para mais informações a íntegra do edital:

PregãoA área que a Funai chama de Terra Indígena Marãiwatsédé foi demarcada sobre a antiga Fazenda Suiá-Missu, uma gleba de terras com 165 mil hectares e mais de 100 hectares de pastos da melhor qualidade plantados com o suor dos milhares de agricultores que vivam no local.

No final de 2012 a Funai expulsou os agricultores e destruir as benfeitorias feitas por eles, incluindo casas, currais e cercas. Embora o Ministério Público Federal e o Governo, por meio da Advocacia Geral da União, estejam processando os agricultores expulsos pelo que chamam de “degradação da área”, a Funai pretende usar a área “degradada” para criar gado para os índios se aproveitando do trabalho alheio.

Recentemente uma ONG de produtores rurais, a Aliança da Terra, iniciou um trabalho junto aos índios xavante com o objetivo de empoderá-los a criar gado na área. A ONG reformou currais, cercas e ensinou alguns índios a tratar do rebanho bovino que recebeu a sugestiva marca XM – Xavante Marãiwatsédé. O projeto sofreu críticas do movimento indigenista e dos ex produtores rurais.

Agora a própria Funai parece ter resolvido assumir a transformação de Marãiwatsédé na maior Fazenda de pecuária do Mato Grosso.

Veja a íntegra do Edital:

COORDENAÇÃO REGIONAL DE RIBEIRÃO DE CASCALHEIRA
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 2/2014 – UASG 194042

Nº Processo: 08100.000075/2014 . Objeto: Pregão Eletrônico – Aquisição de adubo químico, arame para cerca, sal mineral, sementes agrícolas e mudas frutíferas, nativas e adaptáveis à região da Terra Indígena Maraiwatsede. Total de Itens Licitados: 00058. Edital: 28/07/2014 de 08h00 às 12h00 e de 14h às 17h00. Endereço: Av Dos Expedicionários, 316, Centro RIBEIRAO CASCALHEIRA – MT. Entrega das Propostas: a partir de 28/07/2014 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.. Abertura das Propostas: 07/08/2014 às 10h00 site www.comprasnet.gov.br.. Informações Gerais: Retirada do Edital no sítio: www.comprasnet.gov.br

WILSON MENEZES DA SILVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *