Unesp oferece curso Educação Ambiental em Perspectiva

7 de Fevereiro de 2013  - Jaime de Agostinho

Estão abertas até 8 de março as inscrições on-line para o Curso Multidisciplinar de Extensão Universitária Educação Ambiental em Perspectiva. Coordenado por Renata Soares Junqueira e Sérgio Azevedo Fonseca, professores da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, Câmpus de Araraquara, e promovido pelos departamentos de Literatura e de Administração Pública daquela unidade, o curso ocorre de 12/03 a 18/06, com uma carga horária de 30 horas-aula, distribuídas por 15 sessões de duas horas de duração. As aulas serão sempre em Araraquara às terças-feiras, das 14 às 16h, na sala 24 da FCL.

Leia artigo dos organizadores do curso em:  http://www.unesp.br/portal#!/debate-academico/a-educacao-ambiental-como-imperativo-academico/ 

O objetivo do curso é despertar/aprofundar, na comunidade acadêmica, a consciência da importância da Educação Ambiental e da Resolução n. 2 do Conselho Nacional de Educação, de 15/06/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Informações e inscrições: http://master.fclar.unesp.br/#!/instituicao/administracao/divisao-tecnica-academica/apoio-ao-ensino—staepe/cursos-de-extensao/2013/curso-multidisciplinar-de-extensao-universitaria-educacao-ambiental-em-perspectiva/

 

Marcos Regulatórios 

A Constituição Federal (CF) de 1988, no inciso VI do § 1º do artigo 225, estabelece que compete ao Poder Público a incumbência de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino.

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, no inciso X do artigo 2º, já estabelecia que a educação ambiental deve ser ministrada a todos os níveis de ensino, objetivando capacitar para a participação ativa na defesa do meio ambiente.

 

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), prenuncia que a Educação tem, como uma de suas finalidades, a preparação para o exercício da cidadania, e que, na formação básica do cidadão, seja assegurada a compreensão do ambiente natural e social. Para o alcance desses propósitos, os currículos do Ensino Fundamental e do Médio devem abranger o conhecimento do mundo físico e natural. Já a Educação Superior deve propiciar o entendimento do ser humano e do meio em que vive. 

A Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental (EA), instituindo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), como componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Esta Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, e pela Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012 do Conselho Nacional de Educação, a qual, em específico, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação do determinado pela Constituição Federal e pelas Leis citadas.

 

Objetivos 

Visando contribuir para o processo de conscientização da importância da Educação Ambiental e promover o conhecimento da Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, este curso representa um esforço conjunto, de perfil multidisciplinar, no sentido de levar à sala de aula reflexões sobre a Educação Ambiental em diversos aspectos e sobre alguns dos seus desdobramentos e implicações, como preservação do meio-ambiente, geração de lixo reciclável, investimento em desenvolvimento sustentável, execução de políticas públicas adequadas etc.

 

Serão 30 horas-aula divididas em 15 sessões, sob a responsabilidade de docentes de vários departamentos da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, com o intuito de pensar a Educação Ambiental no âmbito de diversos blocos temáticos como: Educação Ambiental e Sociedade; Ética e Educação Ambiental; Educação Ambiental e Literatura; Educação Ambiental e Políticas Públicas; Educação Ambiental na Escola; Educação Ambiental e Economia; Arquitetura e Educação Ambiental. 

Articulação da proposta com o Ensino e a Pesquisa

As aulas serão produtos de pesquisas em desenvolvimento na FCL/CAr, envolvendo as Ciências Sociais, a Literatura, a Filosofia, a Pedagogia, as Ciências Econômicas e a Administração Pública. A proposta pretende constituir-se já como uma iniciativa no sentido de fortalecer o Ensino na Unesp com conteúdos pertinentes à Educação Ambiental, indo assim ao encontro da Resolução nº 2, de 15/06/2012. 

Cronograma

12/03 – A Educação Ambiental e o direito à vida – Prof. Dr. Sérgio Azevedo Fonseca (Departamento de Administração Pública – FCL/CAr);

 

19/03 – Ética, Cidadania e Educação Ambiental – Profa. Drª. Patrícia Marchetto (Departamento de Administração Pública – FCL/CAr);

 

26/03 – Educação Ambiental e Antropologia – Prof. Dr. Paulo Santilli (Departamento de Antropologia, Política e Filosofia – FCL/CAr); 

2/04 – Cinema, metalinguagem e meio ambiente: o caso do filme Saneamento básico – Profa. Drª. Juliana Santini (Departamento de Literatura – FCL/CAr);

 

9/04 – Arquitetura, Consciência e Responsabilidade Ambiental – Profa. Dra. Cláudia Barbieri (Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, campus de Bauru; Mestre e Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara); 

16/04 – Direito e Educação Ambiental – Profª Drª Soraya Regina Gasparetto Lunardi (Departamento de Administração Pública – FCL/CAr);

 

23/04 – Poesia e natureza: para além do Romantismo – Profa. Drª. Renata Soares Junqueira (Departamento de Literatura – FCL/CAr); 

30/04 – A Política Nacional de Educação Ambiental no contexto das Políticas Públicas ambientais no Brasil. – Prof. Dr. Alexandre Rossi (Departamento de Administração Pública – FCL/CAr);

 

7/05 – Educação Ambiental na Escola – Profª. Drª. Maria Cristina de Senzi Zancul (Departamento de Ciências da Educação – FCL/CAr); 

14/05 – Economia e meio ambiente I – Profª Drª Luciana Togeiro de Almeida (Departamento de Economia – FCL/CAr); 

21/05 – Economia e meio ambiente II – Profª Drª Stela Luiza de Mattos Ansanelli (Departamento de Economia – FCL/CAr);

 

28/05 – Educação Ambiental e valorização da cultura indígena – Profa. Drª. Cristina Martins Fargetti (Departamento de Linguística – FCL/CAr); 

4/06/2013 – Educação ambiental em espaços não-formais – Profa. Drª. Alessandra Viveiro (Departamento de Didática – FCL/CAr);

 

11/06/2013 – Tópicos sobre a dimensão ambiental e a constituição de sociedades sustentáveis – Prof. Dr. Rafael Alves Orsi (Departamento de Antropologia, Política e Filosofia – FCL/CAr);

 

18/06/2013 – Educação ambiental: abordagem disciplinar ou transdisciplinar – Profa. Drª Helena Carvalho De Lorenzo (Centro Universitário de Araraquara – UNIARA). 

(Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp)

FONTE  :  http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85768


Palavras-chave: , , , ,


Deixe um comentário

*