Brasil ameaçado pelas mudanças climáticas

O aquecimento global deve preocupar todos os países — sejam eles poluidores ou não. Isso porque os efeitos do fenômeno não respeitam fronteiras e devem afetar o planeta inteiro. O Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/Inpe) elaborou um mapa no qual é possível ver como o Brasil deve ser afetado até 2100 caso as emissões de gases causadores do efeito estufa continuem. Veja os dados completos em www.ccst.inpe.br/sumario-mud-clima

O pesquisador titular do CCST, Jean Ometto, ressalta que o aquecimento global e as mudanças climáticas são um problema particularmente preocupante para o país. “O gelo vai derreter com o calor e haverá possibilidade real de alteração no nível do mar. Muitas cidades litorâneas podem sofrer com isso em época de ressaca”, cita. Contudo, se o padrão de chuvas mudar, a produção de energia, que vem essencialmente de usinas hidrelétricas, ficará prejudicada. As alterações do clima também poderão trazer prejuízos para a produção agropecuária, que ainda é a base da economia brasileira.

Ometto explica que o aquecimento global se manifesta a partir do acúmulo de gases vindos, essencialmente, da queima de combustíveis fósseis e de biomassa (tudo que tem vida) na atmosfera. Isso aumenta a espessura da camada que envolve a Terra, fazendo com que a energia fique retida embaixo. “Céticos dizem que uma coisa não está necessariamente ligada a outra, mas a grande maioria acredita que o processo de aquecimento pode interferir nos padrões climáticos. Os meteorologistas defendem que o calor muda a termodinâmica da atmosfera”, esclarece o pesquisador do Inpe. As emissões dos gases do efeito estufa tendem a acelerar o processo.

A boa notícia é que as emissões brasileiras diminuíram desde 2004. Ometto revela que a redução está associada à biomassa, já que, em oito anos, o desmatamento da Amazônia caiu quase 70%. O balanço é positivo mesmo com o aumento da queima de combustíveis fósseis, que tem ligação com o crescimento da frota, uso majoritário de transporte de carga por caminhão (alimentado por diesel) e o desenvolvimento industrial. “A incerteza é muito alta. Há estudos dizendo que o calor vai aumentar, e o que se espera com as negociações internacionais é que as emissões se limitem a tal ponto que, até 2050, a temperatura não suba 2ºC acima da marca de 1750, quando começou a medição”, diz. No último século, já houve um aumento de 1ºC.

Para chegar lá, o pesquisador do Inpe acredita que é preciso haver mais conhecimento científico e vontade política. Além disso, deve-se contar com a colaboração da população, que deve os recursos naturais racionalmente.

Fonte: Correio Braziliense

VER ÍNTEGRA EM   :  http://amazonia.org.br/2013/02/brasil-amea%c3%a7ado-pelas-mudan%c3%a7as-clim%c3%a1ticas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *