Suiá Missú – Famílias retiradas de Mãraiwatsédé em MT dizem que lotes são precários

Os fazendeiros, produtores e trabalhadores rurais que deixaram a terra indígena Marãiwatsédé, declarada pela Justiça como pertencente aos xavantes, denunciaram nesta segunda-feira (7) que os loteamentos para onde estão sendo levados apresentam estrutura precária. No município de Bom Jesus do Araguaia, a 983 quilômetros de Cuiabá, o loteamento doado pela prefeitura não conta com rede de esgoto, água e energia elétrica. 

De acordo com o prefeito, Joel Ferreira, muitos lotes ainda estão em áreas irregulares. “Nós iremos passar um pente fino e fazer um recadastramento dessas pessoas para que seja um loteamento justo e organizado”, garantiu.

O prazo para a desocupação da terra indígena terminou na última sexta-feira (4). O produtor José Soares Filho, por exemplo, vendeu mais de mil cabeças de gado e desmanchou o curral. Ele quer levar tudo que pode ser aproveitado, mas ainda não sabe onde vai viver com a família. “É muita tristeza, muito dolorido. Quando você vê suas coisas todas assim, indo embora. Quando chegou as carretas para ir, minha esposa e eu desmoronamos”, contou.

Para abrigar as famílias que estavam na reserva indígena, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ofereceu uma área em Ribeirão Cascalheira a 150 quilômetros da região, mas quem foi para lá diz que no local existem famílias assentadas e que as terras não são produtivas. “Aquela área não presta. Tenho 64 anos e entendo de terra e aquela não presta para nada. Nem se calcarear ela, não dá certo”, disse o produtor Edvaldo Paulino.

Muitas famílias alugaram casas no município de Bom Jesus do Araguaia, mas reclamam da falta de ajuda. O trabalhador Fernando José da Silva, a esposa e os dois filhos vão pagar R$ 350 por três cômodos mensalmente. “O certo era eles pegar e indenizar. Pelo menos dar uma casa para morar. Nos colocaram todos na rua. Sem saber para onde ir”, ressaltou.

VER ÍNTEGRA EM : G1  –  http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/01/familias-retiradas-de-maraiwatsede-em-mt-dizem-que-lotes-sao-precarios.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *