Prevfogo – Ibama prossegue o combate a incêndios florestais em várias regiões do pais

11 de Janeiro de 2013  - Jaime de Agostinho

O ano começou intenso no Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo). Muitos servidores e brigadistas entraram em 2013 trabalhando ininterruptamente nos combates de incêndios florestais em áreas federais. Na Reserva Biológica do Lago Piratuba/AP foram 70 dias de combate intenso que se encerraram no dia 11/01, com o incêndio totalmente extinto. Foram atingidos aproximadamente 30.000 hectares, mas a área queimada poderia ter sido muito maior caso não houvesse o esforço contínuo. 250x166-images-noticias_ambientais-janeiro2013-incendio-florestal-roraima-ibama-foto-celso_ambrosio

Na Bahia, uma das secas mais severas já registradas tem dificultado o controle dos incêndios florestais. No Parque Nacional Chapada Diamantina, técnicos do Prevfogo e um helicóptero do Ibama vão auxiliar os brigadistas e aviões do Instituto Chico Mendes (ICMBio) que combatem um incêndio iniciado em 07/01 e que rapidamente se alastrou pelo Parque.

Prevendo uma possível temporada crítica em todo o País, o Ibama também preparou operações preventivas em regiões com um histórico problemático, como Roraima. Técnicos do Prevfogo estão trabalhando desde novembro na preparação das brigadas e na articulação com outros órgãos através do Centro Integrado Multiagências-Ciman, instalado em Boa Vista.

O período de seca em Roraima termina em abril, quando já estarão sendo tomadas as providências para a contratação das brigadas federais na maior parte do País, a partir de junho.

Ascom Ibama
Foto: Celso Luiz Ambrósio


Palavras-chave: , , , , , , ,


Deixe um comentário

*