Jamari: 1ª certificação florestal é concedida para área sob concessão

As florestas com certificação no país já incluem áreas sob concessão florestal. A empresa Amata, que maneja uma unidade de 46 mil hectares na Floresta Nacional (Flona) do Jamari, a cerca de 100km de Porto Velho (RO), recebeu o selo, que atesta o atendimento a padrões de sustentabilidade e de qualidade.

Segundo o diretor de Concessão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Marcus Vinícius Alves, a obtenção da certificação reforça, para a sociedade, que as concessões têm sido realizadas dentro dos padrões sociais, ambientais e econômicos esperados.

“O fato de uma concessionária ter recebido a certificação após dois anos de operação é a demonstração clara de que o processo de concessão e os procedimentos adotados para o cumprimento dos contratos com o SFB estão alinhados às boas práticas do manejo florestal”, afirma Alves.

Assim como a certificação, a concessão florestal exige o cumprimento de critérios como a geração de empregos com carteira assinada e maior eficiência na extração florestal, inclusive com o estímulo à adoção de políticas inclusivas de gênero e de apoio e participação em projetos de pesquisa. “O cumprimento do contrato de concessão já traz para as empresas um padrão de operações florestais e de negócios que se aproxima e, em alguns casos, supera aqueles da certificação”, diz.

A certificação é um processo voluntário ao qual se submetem empresas para atestar que seus produtos e sua produção seguem determinados padrões de qualidade e sustentabilidade. Auditorias periódicas avaliam o cumprimento dos critérios. Há dois sistemas de certificação no país, o do Forest Stewardship Council (FSC), e o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), ligado ao Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC). Existem cerca de 3 milhões de hectares de florestas nativas com certificação no Brasil, segundo dados da Facts and Figures, FSC Internacional, extraído do site ic.fsc.org em 7 de dezembro de 2012.

FONTE  : SFB – http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/jamari-1ª-certificacao-florestal-e-concedida-para-area-sob-concessao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *