316 focos de calor em Roraima

Roraima foi o estado com maior número de focos de calor (temperaturas acima de 45ºC) em todo o país ao longo dos primeiros 23 dias de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 316 focos de 1 a 23 de janeiro, o que representa um aumento de 45,6% sobre o mesmo período do ano passado.

O ano de 2010 foi o que teve o maior número de focos de calor no mês de janeiro, com 351 pontos identificados. Segundo o coordenador de Operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), José Carlos, a previsão é a de que esta marca seja ultrapassado em 2013.

“Em novembro tivemos um alerta do Sistema de Proteção da Amazônia e também do Instituto de Pesquisas Espaciais sobre o El Nino este ano. Com isso, o Governo Federal se antecipou em conjunto com os órgãos federais aqui do Estado e tem promovido o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais [Prevfogo]”, declarou o coordenador ao Portal Amazônia.com.

O número de focos de calor preocupa os órgãos ambientais, que estão obrigados a intensificar as operações para evitar que incêndios de grande porte atinjam o estado de Roraima. Os municípios com situação mais crítica são Amajarí, Cantá, Iracema, Pacaraima e Mucajaí. Em meio a este cenário, 149 brigadistas atuam nessas cidades e cerca de 150 militares do Exército Brasileiro serão submetidos a um treinamento com o objetivo de prevenir e combater as queimadas na região.

FONTE :  http://www.brasil247.com/pt/247/amazonas247/91620/2013-mal-come%C3%A7ou-e-Roraima-tem-316-focos-de-inc%C3%AAndios.htm (disponível em: janeiro 2013)