Suiá Missú – Rodovias de MT interditadas em área de desocupação são liberadas

O tráfego de veículos voltou a ser liberado nas BRs 158 e 242, região nordeste de Mato Grosso. Desde a noite de segunda-feira (24), veículos conseguem seguir viagem devido a interrupção parcial do protesto, realizado contra a desocupação da área indígena Marãiwatsédé. O fechamento fora iniciado ainda domingo (23). As rodovias são as principais rotas de ligação com os municípios de Alto Boa Vista, Confresa e Porto Alegre do Norte. 

Agentes encarregados de dar cumprimento aos mandados de desocupação percorrem, desde o dia 10 de dezembro, a região com mais de 165 mil hectares e reconhecida como de propriedade xavante. Ao todo, quatro são as áreas a serem visitadas: as grandes propriedades rurais, as médias e pequenas, por último chegando ao pequeno distrito de Posto da Mata, nas proximidades de Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá.

“O processo de desocupação continua, mas as famílias não têm para onde ir, já que o Incra não dispõe de terra para reassentar a todos”, disse uma moradora do distrito. A retirada das famílias nesta área ainda não fora iniciada, já que a força tarefa percorre a zona rural.

No que se refere às grandes fazendas, de acordo com a Fundação Nacional do Índio, 22 propriedades foram identificadas, detentoras de um terço das terras. Em toda a terra indígena, 455 pessoas foram notificadas a deixar a área, por meio de mandados judiciais, expedidos entre os dias 7 e 17 de novembro.

O último prazo, de 30 dias, concedido pela Justiça Federal do Mato Grosso para que os não indígenas desocupem o território, encerrou ainda no dia 17. Pouco tempo antes de completar duas semanas, a Funai informara que 30 propriedades tinham sido desocupadas até a última semana. O total de vistoriadas chegou a 53.

Ainda segundo a Funai, foram cadastradas 194 famílias para análise de perfil com vistas ao reassentamento em programas da reforma agrária. Pelo menos 80 famílias foram consideradas aptas, informou a Fundação Nacional do Índio.

FONTE : G1

VER MAIS EM : http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/12/rodovias-de-mt-interditadas-em-area-de-desocupacao-sao-liberadas.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *