RO – Usina Santo Antônio começa a operar com nove turbinas, gerando 644 megawatts

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, estado de Rondônia, recebeu hoje (28) a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operar a sua nona unidade geradora. Com isso, foi iniciada a operação comercial da Casa de Força 2, localizada na margem esquerda do rio.

O empreendimento já opera plenamente as oito turbinas da Casa de Força 1 e, com a entrada da nona turbina, a usina já tem uma potência aproximada de 644 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de residências, de acordo com a concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela construção e operação da usina.

Em 2013, outras 18 turbinas deverão entrar em operação comercial, totalizando 27 unidades geradoras em funcionamento, de um total de 44 que estarão ativas ao final da obra. Em novembro de 2015, quando estiver em pleno funcionamento, a usina  terá uma potência instalada de 3,15 mil MW, suficiente para atender a demanda de energia de mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.

A operação comercial de Santo Antônio começou em março deste ano, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma inicial. A Usina Hidrelétrica Jirau, também no Rio Madeira, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.

FONTE  :  Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *