Ibama intensifica ações de combate a incêndios florestais

Candeias do Jamari, há pouco mais de 20 quilômetros de Porto Velho, foi a primeira cidade a ser atendida pelo Ibama em Rondônia, que entregou equipamentos como bombas de água e abafadores, que serão usados para controlar os focos de incêndios.

Boa parte já está sendo usada, 13 brigadistas vão trabalhar no município e vieram preparados com roupas e acessórios especiais. “O maior desafio é conscientizar a população para não queimar”, afirma o brigadista Dionata Nascimento.

Além de Candeias do Jamari, outras cidades de Rondônia estão sendo atendidas com as brigadas contra incêndios florestais.

Segundo o Ibama, o investimento foi de R$ 5 milhões para manter 151 brigadistas no estado por um período de 6 meses. Para o instituto, a necessidade seria de pelo menos três mil brigadistas, considerando o aumento de 35% nos focos de incêndio neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

As ações de combate aos focos de queimada estão ajudando a reduzir o número de incêndios em todo o país. Em junho deste ano, o Brasil registrou 2327 focos de incêndio, queda de 27% em relação a 2010.

Mato Grosso, um dos estados com maior número de queimadas, registrou 900 focos, redução de 13% em comparação com junho de 2010.

Mato Grosso está preocupado com o avanço das queimadas. Nas próximas semanas, a estiagem ainda deve ser severa e para evitar o risco de incêndio, o estado decidiu antecipar o período de proibição do uso do fogo na limpeza das áreas rurais.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *