Greenpeace divulga imagens de desmatamento no Amazonas

12 de julho de 2011  - Tadeu Ribas

A organização ambientalista Greenpeace divulgou, nesta segunda-feira (11), fotografias realizadas durante sobrevoo feito no sul do estado do Amazonas. As imagens mostram áreas de desmatamento que, segundo a instituição, não foram registradas pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Área desmatada na região de Apuí - AM

As fotografias aéreas, feitas no fim de junho, são de áreas localizadas nos municípios de Apuí (que mais concentrou polígonos de desmatamento), Canutama e Manicoré. O intuito era documentar a devastação da Amazônia e, a partir dos registros, solicitar medidas imediatas das autoridades públicas para conter a ação ilegal.

Em documento que será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas,  o Greenpeace pede que seja ‘averiguada a ilegalidade das derrubadas no sul do Amazonas, com a punição dos responsáveis’.

Região da floresta amazônica devastada em Manicoré - AM

Crise

No fim de junho, durante reunião do gabinete de crise contra o desmatamento, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que iria convocar um maior número de agentes do Ibama na fronteira entre os estados do Amazonas e de Rondônia, região considerada nova fronteira agrícola.

A decisão ocorreu após a ministra tomar conhecimento da ocorrência de desmatamento químico por aeronaves pulverizadoras, técnica em que veneno é lançado do ar para matar árvores. Uma investigação foi aberta para analisar os responsáveis pela ação.

Fonte: Portal Amazônia


Palavras-chave: , , , ,

2 Respostas para “Greenpeace divulga imagens de desmatamento no Amazonas”


  1. fenelon neto Disse:

    temos que desmatar isso e progresso gente,e renda e vida digna pro sertanejo,eu apoio sim

    * A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.


  2. fenelon neto Disse:

    isso e progresso,eu apoio o desmatamento

    * A equipe do ECOAMAZÔNIA esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos COMENTÁRIOS são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião deste ‘site”.


Deixe um comentário

*