As hidrelétricas poluem quatro vezes mais que o estimado, segundo um estudo do IC3 e INPA

A emissão de gases que contribuem para o “efeito estufa” de hidrelétricas é quatro vezes maior do que se pensava, segundo um estudo do Instituto Catalão de Ciências do Clima (IC3) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Brasil.

UHE Tucuruí

Este estudo põe em dúvida a reputação de “energia limpa”, que se ostentava para a energia hidrelétrica e indica que estas centrais produzem emissões de partículas de metano na atmosfera, um gás que contribui mais para o aquecimento global da Terra que o dióxido de carbono (CO2).

De acordo com o IC3, as condições ambientais que são criadas no entorno de reservatórios hidrelétricos, especialmente em climas tropicais, faz com que a matéria orgânica em decomposição não gere CO2, mas o gás metano, que contribui mais para o “efeito estufa” que dióxido de carbono.

Os pesquisadores Salvador Pueyo e Philip M. Fearnside, do IC3 e do INPA, respectivamente, garantem que as pesquisas anteriores sobre este tema subestimavam “quase 80% das emissões” e nota que essas centrais hidrelétricas são “fábricas de metano”, com um nível semelhante de emissões de centrais termoelétricas.

Este estudo aparece em um momento de grande controvérsia em vários países sul-americanos onde está se impulsionando a construção de hidrelétricas que ameaçam inundar grandes áreas da floresta amazônica e destruir o habitat de tribos indígenas.

Um dos projetos mais polêmicos é a construção da usina de Belo Monte, na Amazônia brasileira, que deverá ser a terceira maior do mundo.

De acordo com Pueyo:

“Este trabalho deixa sem base qualquer tentativa de justificar a destruição das florestas e a invasão de terras indígenas para levar adiante uma suposta” energia limpa “para freiar as alterações climáticas”.

Fonte: iAgua.es com tradução de Aldeia Comum – Las hidroeléctricas contaminan cuatro veces más de lo estimado, según un estudio de IC3 e INPA | iAgua

Notícia do site ecoagência 

2 comentários em “As hidrelétricas poluem quatro vezes mais que o estimado, segundo um estudo do IC3 e INPA”

  1. Eu também pensei que hidrelétrica poluísse menos , mais devido o espaço inundado , haverá material em decomposição , sendo outras fontes mais adequadas , como por exemplo ! Solares e heolicas menos poluentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *