Ibama desarticula tráfico de fauna no sudoeste de Minas Gerais

Na última quarta-feira (01/06), apreenderam 36 pássaros da fauna silvestre brasileira, conhecidos como trinca-ferro, além diversas gaiolas, transportadores de pássaros e uma armadilha para captura e 224 caixinhas vazias de leite longa vida. A apreensão ocorreu no distrito de Aparecida do Oeste, zona rural do município de Santo Antônio do Amparo/MG . Os infratores foram multados R$ 54 mil; os pássaros e demais petrechos apreendidos foram depositados no Escritório Regional do IBAMA em Lavras.

Segundo a denúncia recebida e atendida pelos agentes ambientais federais do escritório regional de Lavras/MG e policiais civis,, os pássaros eram capturados na região e levados para serem comercializados em São Paulo, informação que foi confirmada pelos infratores mais tarde. Eles afirmaram que os pássaros eram transportados dentro das caixinhas de leite longa vida, utilizando um veículo que também foi apreendido.

Três pessoas que estavam de posse dos animais silvestres, foram detidas e encaminhadas a Delegacia Regional de Polícia de Lavras. O ato praticado pelos infratores é configurado como crime ambiental, conforme prevê o Decreto nº 6.514 de 2008.

Fonte: Ibama