Presidente do Ibama vai a Sinop para novas medidas contra desmates no Nortão

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Curt Trennepohl, deve chegar hoje a Sinop, para reunir-se com as equipes técnicas dos setores de fiscalização de Ibama e Sema para concluir novas ações que serão desencadeadas para conter os desmatamentos. O Exército passa a ajudar nas ações fiscalizatórias.
O governo federal vai intensificar a aplicação de medidas para evitar mais desmatamentos. Os 480 Km quadrados devastados em Mato Grosso entre os meses de março e abril está sendo considerado atípico, já que nesses meses as taxas costumam ser bem baixas já que o período chuvoso atrapalha a ação dos desmatadores. Nova Ubiratã, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos, Nova Mutum estão entre as cidades onde houve aumento nos desmatamentos. Informações do Ministério do Meio Ambiente apontam que nove municípios dos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso deverão entrar na lista dos maiores desmatadores já na próxima semana e serão alvo de medidas específicas por parte do governo federal.

O presidente e o secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, também devem ir a duas fazendas na região para verificarem as práticas de desmatamento ilegal e a outra o desmatamento legal, dentro dos limites tolerados, para atividade agrícola e pecuária.

Maia disse que outras medidas que deverão ser tomadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Sema, como a divulgação de uma lista dos produtores que realizaram desmates ilegais em território mato-grossense. “A ideia é encaminhar essa lista aos órgãos e instituições financeiras e ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *