Tribo amazônica Awá-Guajá pode desaparecer, diz ONG

A tribo amazônica Awá-Guajá, uma das poucas que restam no Brasil, pode desaparecer por causa do desmatamento e da chegada de colonos à floresta. 

Segundo o relatório ao qual teve acesso a ONG Survival International, que defende a preservação dos índios, a região de selva habitada por essa tribo é o território indígena que mais desmatamento sofreu em 2009, último ano do qual se tem registro.

A região habitada pela tribo sofreu com a chegada de colonos e madeireiros que praticam a poda ilegal sem que a intervenção das autoridades, que conhecem o problema, revela a ONG.

A tribo habita três dos cinco territórios mais afetados pelo desmatamento e a Survival calcula que 31% de sua superfície tenha sido desmatada.

Cerca de 360 membros da tribo Awá-Guajá tiveram contato com a civilização, mas existem entre 60 e 100 indígenas que permanecem isolados e que poderiam perder seu último refúgio na selva devido à ação dos colonos.

A ONG entrou em contato com Pire’i Ma’a, um membro dessa tribo que disse estar “indignado” com os madeireiros, já que a queima de árvores gerou uma situação de escassez de alimentos.

“Não há animais para caçar e meus filhos têm fome”, declarou o indígena que, da mesma forma que outros membros da tribo, tem dificuldades para se manter.

Outro problema derivado da relação entre os Awá-Guajá e os colonos é a pouca resistência dos índios a doenças comuns à civilização, por isso que os efeitos dessa convivência podem ser “devastadores”.

Na Floresta Amazônica existem apenas duas tribos indígenas nômades que ainda mantêm as antigas tradições da caça e da coleta, incluindo a Awá-Guajá.

Segundo a ONG, os colonos e madeireiros estão “massacrando” a tribo, que é “vítima de um genocídio”, e “desaparecerá se as autoridades não tomarem medidas urgentes”.

“Uma tragédia está se desenvolvendo diante dos nossos olhos devido ao completo fracasso das autoridades brasileiras”, declarou Stephen Corry, diretor da Survival International.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/876411-tribo-amazonica-awa-guaja-pode-desaparecer-diz-ong.shtml  

 

NOTA DA ECOAMAZÔNIA – com base em dados disponíveis no endereço eletrônico da Fundação Nacional do Índio:

Awá  Guajá

Os Guajá se autodenominam Awá, termo que significa “gente, ser humano”, além de outras denominações como Wazaizara (Tenetehara), Aiayé (Amanayé), Gwazá. Habitam a Terra Indígena Awa, município Carutapera, Bom Jardim e Ze Doca, estado do Maranhão. Acreditam que sejam originários do baixo rios Gurupi, Guamá e Capim no estado do Tocantins. Formavam, provavelmente junto aos Ka’apor, Tembé e Guajajara (Tenetehara), um conjunto maior, da família lingüística Tupi-Guarani naquela região. A chegada dos colonizadores fez com que houvesse uma dispersão dos mesmos. Acredita-se que a partir do conflito da Cabanagem, em torno de 1835-1840, este conjunto iniciou uma migração no sentido leste, rumo ao Maranhão. É provável que por volta de 1950 todos os Guajá já estivessem vivendo neste estado no leste do rio Gurupi e entre os rios Caru e Turiaçu. A língua falada é da família lingüistica Tupi-Guarani. Da mesma origem são suas tradições culturais. A população Awá Guajá atual é de aproximadamente 257 pessoas vivendo sob a assistência da Funai e pelo menos outros seis grupos vivendo autonomamente. Praticamente não têm contato com os não-índios. A maioria ainda não teve.  

 

 

 

2 comentários em “Tribo amazônica Awá-Guajá pode desaparecer, diz ONG”

  1. É realmente uma pena, Antônio. E é um risco que só vem crescendo.
    Enquanto nossas autoridades não tomarem consciência de que esse é um dos principais patrimônios que temos, nossos esforços não podem parar.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *